Os óleos essenciais contém muitos princípios ativos. Alguns óleos essenciais podem chegar a mais de 300 constituintes, e essa combinação de princípios ativos e a força natural daquela planta pode trazer diversos benefícios para nossa saúde e bem-estar. No físico, os óleos essenciais possuem ação analgésica, anti-inflamatória, antimicrobiana, antifúngica, relaxante muscular, antiespasmódico, digestivo e antioxidante. Estes são alguns exemplos, pois são inúmeros benefícios e cada óleo essencial terá seu potencial terapêutico.
Muitas vezes pelo estresse diário, cobranças no trabalho ou mesmo trabalho excessivo, família precisando da sua atenção, escola, alimentação desequilibrada, falta de exercícios físicos, muitas vezes por falta de tempo, o sono que não vem ou a mente não quer desligar das atividades que ainda não foram concluídas, ou das tarefas que ainda precisa realizar, tudo isso contribui para desequilíbrios no nosso corpo.
É um turbilhão de informações para nossa mente e as vezes isso pode consumir mais energia do que temos, não é?! Aparece um sintoma de cansaço mental, falta de atenção e concentração nas atividades, a ansiedade, a fadiga, as dores e o desanimo, que passam a ficar cada dia mais crônico. Os óleos essenciais entram nesse contexto como uma forma de relaxamento mental, trazendo momentos de paz física e mental, o que facilita nosso entendimento em situações que por vezes não conseguimos mudar a curto prazo.